Como o design gráfico auxilia no crescimento do seu negócio?

Essencialmente, o design gráfico está entre os principais responsáveis pelo sucesso de um negócio.

Gostou? Compartilhe ;)

Essencialmente, o design gráfico está entre os principais responsáveis pelo sucesso de um negócio. Em uma busca cada vez maior pela atenção, apenas uma boa peça gráfica é responsável por atrair os olhos dos potenciais consumidores.

Isso acontece porque todas as empresas, independentemente de porte, passaram a ser concorrentes diretas e indiretas, e a disputar a concentração dos clientes. Mesmo que elas não lidem com o mesmo nicho de trabalho. Com isso, a principal forma de se destacar é tornar a experiência do consumidor a melhor possível.

Nisso, o papel do designer ganha mais importância. A partir da necessidade da empresa, o profissional elabora peças gráficas com o foco de promover e captar a atenção de potenciais consumidores do seu produto ou serviço.

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós mostramos o por que do design gráfico ser tão importante para PMEs e a razão dele auxiliar no crescimento de tantos negócios! Pronto para saber mais? Acompanhe a Pa Pum ao longo deste guia já! 

O que é design gráfico?

O design gráfico é a área responsável por facilitar a comunicação entre empresas e clientes através de peças gráficas, sejam digitais ou físicas.

Assim como o jornalista narra e descomplica histórias, cabe ao designer passar mensagens claras e objetivas através das muitas possibilidades estéticas disponíveis, como outdoors, flyers, folhetos, cartões de visita, artes em redes sociais e muitos outros exemplos.

Fora isso, o profissional especializado em design também é responsável por criar a identidade visual da empresa. Ou seja, ele constrói e cria elementos visuais que facilitam a identificação do seu negócio e ao mesmo tempo aproximam um produto ou serviço do público-alvo ideal.

Relação entre design, atenção e resultado

Seja na rua ou em casa, a atenção dos clientes é a principal e maior forma de aumentar os resultados em vendas. Porém, essa tarefa está longe de ser fácil.

Justamente por isso, você deve buscar formas de chamar e manter a atenção dos seus clientes. Por sorte, há muitos caminhos para alcançar isso através do design gráfico, do uso de cores estimulantes às peças digitais e da criação de materiais ricos em conceitos (aliados ao propósito da marca).

Considere que você está à frente de uma empresa B2B e realiza a venda de soluções logísticas. Neste caso, você consegue criar peças online que geram mais autoridade e ao mesmo tempo ter uma apresentação comercial assídua e transparente.

Por outro lado, os negócios B2C também podem recorrer aos serviços de design gráfico para crescerem mais. A partir dos estímulos corretos, você, gestor ou empreendedor, estimula desejos e sensações, e assim aumenta as chances de sucesso do seu negócio. 

Como o design auxilia o crescimento de pequenas e médias empresas?

O design auxilia o crescimento de MEIs e pequenas e médias empresas a partir da consolidação de um produto ou serviço na cabeça dos atuais e futuros clientes. Por exemplo: considere que um potencial cliente entrou em contato e falou com o comercial do seu negócio. Mesmo tentado a fechar o negócio, ele recebeu outras dezenas de informações, inclusive o contato de um concorrente.

Neste caso, o cliente precisa ter estímulos visuais para manter a informação na cabeça por mais tempo. Acima de tudo, ele deve bater os olhos na sua identidade visual e relembrar da sua empresa.

Atualmente, há muitos serviços de design gráfico que auxiliam no crescimento de PMEs e consolidam a identidade de uma empresa, gerando confiança e reconhecimento entre atuais e potenciais clientes.

Veja abaixo os principais serviços de design gráfico para pequenas e médias empresas:

1. Criação de Marca

O serviço de Criação de Marca é bastante recorrente e até mesmo complexo. Nele, a empresa ganha uma marca nova e recebe a orientação especializada na hora de pensar em outros produtos e serviços.

Geralmente, o novo produto parte do objetivo da empresa com a nova marca e cabe ao designer criar um modo de alcançar determinada meta, pensando sempre no público-alvo. Agências como a Pa Pum Design Gráfico são especialistas em oferecer este tipo de trabalho. 

2. Identidade Visual

A Identidade Visual está entre as principais atividades da área de design gráfico e serve para orientar os gestores sobre como produzir peças publicitárias, decorar ambientes e até mesmo falar com os clientes.

Em muitos casos, a identidade visual para pequenas e médias empresas se limita ao logotipo. Porém, designers mais especializados criam um manual completo e definitivo para a área gráfica do negócio e seus possíveis desdobramentos. É por isso que buscar ajuda profissional é essencial para se diferenciar! 

3. Papelaria Institucional

A Papelaria Institucional faz parte de qualquer negócio e costuma ir além dos cabeçalhos nos relatórios e orçamentos enviados aos clientes. Neste serviço, o cliente conta com papéis timbrados, cartões de visita, cartas, capas de apostilas, entre outras possibilidades.

4. Identidade de embalagens

A criação de Identidade de embalagens precisa de todo o cuidado possível e, por isso, apenas especialistas em design gráfico oferecem este tipo de serviço. Indo além das embalagens em si, a identidade deve ser funcional e, acima de tudo, considerar a experiência do consumidor. Portanto, uma boa embalagem consiste em praticidade, beleza e funcionalidade.

5. Material Promocional

Dentre todas as possibilidades que o design proporciona, não há dúvidas que a produção de Material Promocional lidera como o serviço mais conhecido. Com ele, o cliente elabora diferentes peças, como flyers, catálogos, outdoors, anúncios em revistas e anúncios digitais.

Para pequenas e médias empresas, o Material Promocional costuma ser o serviço mais útil por conta da sua relação entre o custo e o benefício. Especialmente no caso de peças impressas, os materiais podem ser usados em diferentes ocasiões.

O catálogo de produtos, por exemplo, é uma excelente forma de apresentar a sua empresa por completo de modo fácil, claro e objetivo aos potenciais clientes em um evento. Na prática, basta dar o catálogo e toda a informação que o cliente precisa está com ele.

6. Apresentação Institucional e Comercial

Para você buscar resultados, a sua empresa precisa se destacar aos olhos dos clientes. Dentro deste cenário, o serviço de Apresentação Institucional e Comercial é a melhor forma de reunir todas as informações indispensáveis em um único lugar.

Com uma apresentação em mãos, você padroniza os conteúdos direcionados aos clientes e envia as informações mais indispensáveis com poucos cliques, sendo legíveis em e-mails e até mesmo pelo celular.

Além disso, o potencial interessado na sua empresa precisa apenas bater o olho nas páginas para encontrar os dados mais importantes, como preço, conteúdos a serem entregues, resultados da parceria, etc. Sendo uma abordagem e tanto para aumentar a possibilidade de conversão em vendas!

Para explorar todos os benefícios do design gráfico, conte com apoio profissional

Entender o conceito e a importância do design gráfico não é difícil, mas nem sempre é tão simples assim encontrar o profissional ideal. Neste caso, uma oportunidade e tanto é conhecer mais sobre o trabalho da Pa Pum Design Gráfico, que é referência em Marcas e Design no Brasil há mais de 10 anos.

Entre em contato conosco e fale um pouco mais sobre o seu projeto. Teremos o maior prazer em conhecer a sua empresa, elaborar uma proposta para a sua marca e ajudá-la a crescer. Esperamos por você!

Orçamentos e dúvidas

Que tal trocarmos experiências

e conversarmos sobre o seu projeto? Deixe seu whatsapp que entramos em contato.

Sem spam, notificações apenas para único contato, orçamentos.

Você vai gostar também

Que tal dar um "UP" no seu negócio?